Você sabe como o Big Data pode ajudar nas instituições de ensino?

maio 18, 2023

Somos especialistas em Big Data para Educação

Dentro de uma instituição, o Big Data pode ser composto por diversos dados cadastrais para colher e guardar informações como: faixa etária, formação acadêmica, endereço, atividade profissional do aluno e de seus pais, procedência, informações acadêmicas diversas, índices de absenteísmo, avaliações de desempenho de alunos, históricos escolares, performance docente, pesquisas, etc. Ou seja, todas as informações cadastrais existentes dentro de uma instituição formam o Big Data, tanto os dados nativos quanto os dados já analisados.


Essa coleta de dados no decorrer do ensino letivo pode gerar informações valiosas que vão servir como guia de ação da instituição, sejam elas  relacionadas ao desempenho de seus alunos, professores, da própria instituição, ou ainda, sobre padrões de comportamento de seu futuro estudante na hora de optar (ou não) a ingressar em sua escola. Essa solução dentro da instituição de ensino, torna possível a coleta de dados reais de níveis de aprendizado, levantando os pontos de maior dificuldade de aprendizagem em determinadas disciplinas ou na aplicação de determinadas metodologias. 


A análise de dados através de algoritmos de Machine Learning pode ser um ponto muito importante também para calcular e prever o índice de evasão escolar. E é a partir disso que é possível criar estratégias para evitar possíveis desistências.

Big Data é o futuro da Educação

De acordo com um relatório recente publicado pela Allied Market Research, o mercado global de análise de Big Data no mercado educacional foi avaliado em US $13,58 bilhões em 2020 e deve atingir US $57,14 bilhões até 2030, registrando um CAGR de 15,3%.


Após o surto da pandemia de COVID-19, a análise de Big Data no mercado de educação teve um crescimento considerável. Isso ocorreu após o lock down na maioria dos países e ao aumento da adoção da cultura de ensino online entre alunos e professores. Além disso, o aumento significativo da demanda por tecnologia de Big Data baseada em nuvem entre as instituições de ensino está acelerando o crescimento do mercado.

Depois desse estudo, fica a pergunta. Você já pensou na possibilidade de usar o soluções de Big Data na sua instituição de ensino?

Tome decisões inteligentes, baseadas em dados!

Nós da ST IT Cloud contamos com um time especializado e 12 anos de experiência no mercado. Por isso recomendamos, entre em contato e permita o avanço tecnológico na sua instituição.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Otimização de custos na nuvem
Cloud Migration

FINOPS no Ambiente de Nuvem

FINOPS – Maximizando o Valor dos Investimentos em Nuvem A computação em nuvem se tornou a espinha dorsal da infraestrutura de TI para empresas de

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese