Machine Learning acelerando a Transformação Digital nas Instituições

maio 18, 2023

Não é novidade que o setor educacional sofreu com a diminuição do faturamento no período pandêmico entre 2019 e 2021. Foi com o surgimento de uma nova necessidade, queinstituiçõesdo segmento foram obrigadas a se reinventar e buscar soluções assertivas para se adaptar ao ensino a distância. Atransformação digitalestava prestes a se intensificar.  

Falando em Transformação Digital

A resolução de novos desafios de negócio no setor educacional, tem sido o principal agente motivador de investimento em Transformação Digital  pelos executivos dessas empresas. Em sua grande maioria, as soluções desenvolvidas estão relacionadas à Machine Learning, que basicamente consistem em desenvolver algoritmos baseados em diversas fontes de dados, possibilitando a previsão de determinados comportamentos do aluno.

Um exemplo é o algoritmo de previsão de evasão escolar, com ele é possível identificar a probabilidade de evasão de alunos. Outra aplicação, funciona semelhante às plataformas de streaming, onde sempre são sugeridos os melhores títulos baseados no perfil escolar do aluno, é o motor de recomendação de cursos.


Quer saber um pouco mais sobre essas soluções? Então vamos lá…

O que são os algoritmos de recomendação?

Como o próprio nome sugere, o algoritmo de recomendação de cursos, tem o objetivo de sugerir cursos relevantes baseados em um determinado perfil pessoal. Através de uma análise profunda que compreende padrões, correlações entre os dados e até mesmo a distância entre variáveis existentes na base de dados, esta solução promete facilitar a seleção dos cursos e diminuir a tomada de decisão por parte dos alunos.

Aumentar a adesão de alunos e diminuir a rejeição durante o curso, são alguns desafios que são solucionados com o algoritmo de recomendação, e sem sombra de dúvidas, é uma das soluções mais relevantes na transformação digital para o setor educacional.

Como o Machine Learning pode ajudar a diminuir a evasão de alunos?

Segundo o Semesp (associação representativa de instituições de ensino superior do Brasil), mais de 3,42 milhões de alunos abandonaram as universidades no ano de 2021, uma taxa de 36,6% de evasão. A pergunta do milhão, que gostaria de ser respondida por qualquer liderança no setor educacional é: Como posso prever e/ou diminuir a evasão de alunos?

Esse é mais um tema importante em nossa jornada da transformação digital. A resposta para tal pergunta foi desenvolvida através de algoritmos Machine Learning desenvolvido pela ST IT Cloud, que possibilitam ter uma previsão sobre evasão de alunos. O algoritmo utiliza informações da base de dados da instituição para um índice de probabilidade de evasão para cada aluno.


As soluções de Machine Learningdesenvolvidas pelaST IT Cloud, podem também ser aplicadas a outros desafios do setor educacional, de acordo com a necessidade de cada projeto. 


Acelere a Transformação Digitalda sua instituição, através das soluções de Machine Learning  desenvolvidas pela ST IT Cloud!    

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Otimização de custos na nuvem
Cloud Migration

FINOPS no Ambiente de Nuvem

FINOPS – Maximizando o Valor dos Investimentos em Nuvem A computação em nuvem se tornou a espinha dorsal da infraestrutura de TI para empresas de

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese